Características
A Garapeira JB-120, foi projetada para ser utilizada e bares, casas de suco, pastelarias, lanchonetes ou para seus momentos de lazer.
Tem como característica diferencial de seus concorrentes, ser uma máquina bipartia, e ter a bica do caldo removível, o que facilita a limpeza.
É composta de 3 moendas de aço INOX 304, montadas em buchas de NYLON, sendo essas buchas fixadas na própria lateral, e travadas por chavetas.
As laterais são cortadas a laser, o que proporciona uma montagem mais precisa e consequentemente um melhor alinhamento da máquina. Todas as partes em contato com o caldo são em aço inox, o caldo não entra em contato com outro tipo de material.
Especificações técnicas
- Revestimento: Aço Inox
- Dimensões: Alt: 520 mm - Lar: 355 mm - Prof: 470 mm
- Motor: 1,5 CV
- Voltagem: 127V - Corrente(l) = 30 A / 220V - Corrente (l) = 15 A
- Diâmetro mínimo dos fios nas instalações do estabelecimento: 1,5 mm²
- Rotações: Motor = 1.740 rpm / Mancal = 435 rpm / Eixo cabeçote = 145 rpm / Moendas = 60 rpm
- Correia: B-39
- Peso: 50 Kg
Instruções de Uso
Utilizar sempre canas de boa qualidade, pré-raspadas e que passem sem demasiado esforço pelas moendas. As canas devem ter um tamanho que facilite o trabalho do operador, e ter a ponta cortada em chanfro logo após o nó.
Caso a cana enrosque nas moendas, utilize a chave de reversão fazendo-a retornar, ajuste a cana e repita a operação.
Dica: sempre raspe a cana no dia anterior a moagem.
Limpeza
A limpeza deve ser realizada após o uso diário, e deverá sempre ser feita com o plugue de energia desconectado da tomada.
Retira-se a tampa superior, destravando-se os fechos, e realiza-se a limpeza da melhor maneira possível.
Em caso de limpeza com água, recomenda-se o uso de uma caneca, para a limpeza das moendas, das laterais e da saída do bagaço. O motor e a chave reversora, apesar de poderem receber respingos de água, devem ser protegidos.
Lubrificação
Manter sempre lubrificadas as engrenagens, corrente e buchas, para um melhor funcionamento e maior durabilidade da máquina.
As engrenagens devem ser lubrificadas com graxa de boa qualidade.
A corrente pode ser lubrificada com graxa ou óleo.
Para a lubrificação das buchas aconselha-se o uso de spray anti-ferrugem, o qual possui o "bico prolongador", o que facilitará o trabalho.
Após a lubrificação das buchas com o spray, deve se moer algumas canas até que todos os resíduos da lubrificação que por ventura possam existir, sejam eliminados.